Histórico
O Colégio Militar de Campo Grande (CMCG) foi criado pela Portaria Ministerial nº 324, de 29 de junho de 1993, sendo Ministro do Exército o General de Exército Zenildo Gonzaga Zoroastro de Lucena. A instituição iniciou suas atividades escolares em 6 de fevereiro de 1995, nas instalações do antigo quartel-general da 9ª Região Militar (o tradicional “Casarão”), situado à Avenida Afonso Pena, no centro da cidade.
Seu primeiro comandante foi o Coronel José Maria de Souza Nunes que, com sua equipe de pioneiros, teve a nobre missão de implantar o Colégio na cidade, ocupando inicialmente o “Casarão”, ao mesmo tempo em que gerenciava a construção das instalações definitivas na Avenida Presidente Vargas nº 2800, no bairro Santa Carmélia, concluída em 24 de janeiro de 1997.
O CMCG é, como integrante do Sistema Colégio Militar do Brasil, referência para a comunidade discente e docente sul-mato-grossense, além de se destacar nacionalmente pelo ensino de qualidade, honrando o lema “Docens ad Exitum”, ou seja, Educando para o Sucesso.