Os Coordenadores Gerais de Disciplinas (CGD) e Coordenadores de Ano atuarão como auxiliares da Supervisão Escolar com o propósito de auxiliar no aperfeiçoamento contínuo do processo ensino-aprendizagem. Para tanto, aos Coordenadores de Disciplina, caberá:
- estar alinhado, teoricamente, às abordagens das disciplinas nos currículos, estando em condições de interferir nos planejamentos e avaliações que não estiverem em conformidade com o que foi previsto nas documentações de ensino, por ocasião da revisão curricular;
- coordenar, conduzir e avaliar a execução didático-pedagógica do ensino das disciplinas sob sua responsabilidade;
- ministrar o ensino de acordo com sua carga didático-pedagógico;
- orientar e acompanhar a execução do ensino das disciplinas da grade curricular que estão reunidas sob sua orientação pedagógica, em cada ano escolar;
- participar do planejamento anual do ensino da disciplina a seu encargo, elaborando e apresentando propostas de validação de currículo e dos Planos de Sequência Didática (PSD);
- realizar estudos e elaborar testes e avaliações sobre assuntos específicos da disciplina, a serem submetidos à apreciação da direção do ensino;
- estimular o aperfeiçoamento e atualização dos professores, por meio da participação em estudos, debates, seminários e encontros, sugeridos à direção de ensino, durante a reunião do conselho de ensino, coletando subsídios para o planejamento letivo do ano seguinte;
- orientar e sugerir aos docentes da disciplina, a utilização e o aperfeiçoamento das instruções metodológicas dos PSD;
- cooperar com a Seção Técnica de Ensino (STE) na verificação do rendimento da aprendizagem e conferir e avaliar os Planos de Aula (PA) de cada docente;
- verificar e avaliar preenchimento dos diários de classe, quanto aos registros de desenvolvimento da disciplina e a frequência discente, utilizando-se do docente de cada ano escolar;
- conduzir as substituições eventuais de docentes em sala;
- analisar as Avaliações Parciais (AP), Avaliações (A) e de Avaliações de Estudo (AE), na observação da adequação cognitiva dos objetos de conhecimento dentro dos anos escolares e de sua vinculação às competências e habilidades previstas na matriz de referência nos PSD.
registrado em:
Divisão de Ensino