As Coordenações de Ano Escolar estão subordinadas à Seção de Supervisão Escolar. Todo o trabalho da supervisão escolar / coordenação pedagógica está calcado nas etapas que a compõe (planejamento, coordenação, acompanhamento, avaliação e controle), principalmente no aspecto planejamento, no qual a participação dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem é extremamente importante.
É de competência dessas coordenações:
- coordenar, conduzir e avaliar a execução didático-pedagógica do ensino, na perspectiva interdisciplinar, das disciplinas, sob sua responsabilidade;
- acompanhar o desenvolvimento das disciplinas de acordo com sua carga didático-pedagógico;
- convocar e reunir os professores de seu ano para a fixação dos programas comuns do Colégio;
- supervisionar as verificações da aprendizagem, que são tarefas dos professores, para alertá-los sobre qualquer resultado discrepante;
- solicitar apoio da Seção Psicopedagógica sempre que necessário;
- convocar e reunir os professores de seu ano, para desenvolver atividades relacionadas aos Conselhos de Classe (C Cl), Conselho de Ensino (C Ens), Conselhos de Classe de Recuperação (C Cl Rec);
- promover ou sugerir à Seção de Supervisão Escolar/Coordenação Pedagógica providências ou iniciativas para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem;
- planejar e coordenar a execução do turno integral;
- estreitar ligação com a Seção Psicopedagógica, com a Seção de Apoio Pedagógico e com o Comando da Cia de Al, a fim de melhor conhecer a realidade dos alunos que apresentam quaisquer tipos de lacunas (cognitivas, afetivas e/ou motoras) que estejam comprometendo o desempenho escolar ou, ainda, a sua interação com o grupo.
registrado em:
Divisão de Ensino